sexta-feira, 6 de julho de 2012

Citação


 Durante a aula de MPC do dia 5 de junho , aprendemos um pouco sobre Citações, a importância da mesma e a preocupação de como citar e não plagiar, que é algo tão frequente e que a maioria das pessoas costumam fazer acreditando que é o correto. Para deixar claro um pouco sobre a diferença desses dois verbos, vou classificar aqui os 3 diferentes tipos de citações:


Citação Direta: É a reprodução integral de parte da obra consultada, conservando-se a grafia, pontuação, idioma e gênero.

Citação Indireta: É a transcrição das idéias do autor consultado, porém usando as suas palavras, ou seja, parafraseando. A idéia expressa continua sendo de autoria do autor que você consultou, por isso, é necessário citar a fonte.

Citação de Citação: É a transcrição direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expressão "citado por", para identificar a fonte que foi efetivamente consultada.

   Portanto, é considerado plágio, a cópia não autorizada do todo ou parte de uma obra para proveito próprio, onde não há citação da fonte. Já a citação é o uso de obra alheia, porém, sem a intenção de vender a ideia como se fosse própria. Há a indicação da fonte/autor da ideia proposta. Como foi classificado acima.



Obs.: Leitura de Resenha indicada pelo professor Eric Maheu: As Crianças como Sujeitos Sociais.
COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro. Ed. Jorge Zahar, 2005, 58 p.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário