quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Problematização


 Hoje estudei um pouco sobre a problematização de um projeto, esta descreve, principalmente, as ideias centrais do trabalho. A forma como se inicia, e as etapas do processo. Com a finalidade de tornar mais fácil sua conclusão.
 Através dos conhecimentos adquiridos na pesquisa, criei um modelo de Problematização baseado no meu tema do projeto. Segue abaixo:


GESTÃO DA QUALIDADE:
Uma análise do nível de satisfação do cliente com relação à qualidade no atendimento e no serviço das micro e pequenas empresas de Vitória da Conquista – BA


1. Modelo de Problematização 

 O desenvolvimento desta pesquisa está diretamente ligado na avaliação da qualidade dos serviços prestados, e ao mesmo tempo, na oportunidade das empresas conhecerem melhor seus clientes e o que eles consideram de relevante no momento da negociação. Com o estudo da Qualidade dos serviços prestados pelas microempresas, será possível definir quem são seus concorrentes e também buscar novas estratégias para conquistar e manter seus clientes ativos e satisfeitos. Por isso é um tema de bastante importância e relevância, e por ter estudado e me aprofundado no tema proposto, tenho possibilidades reais de executar este projeto.

 Os recursos utilizados para a realização da pesquisa foram baseados em uma abordagem bibliográfica, esta  consiste no levantamento e na análise do que já foi produzido sobre o tema em estudo, o que posteriormente facilitará a utilização de uma pesquisa de campo.

 Constituem o universo da pesquisa os clientes das diversas micro e pequenas empresas do município de Vitória da Conquista – BA. O tipo de pesquisa a ser realizado é a pesquisa aplicada, devido à necessidade de resolver problemas concretos, como o nível de satisfação do cliente com relação à qualidade no atendimento e no serviço das empresas.

 Esta pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa e descritiva. Uma de suas características mais relevantes está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como a elaboração de questionário e a observação, caracterizado por uma série de questões apresentadas ao respondente, por escrito, fechado, estruturado com respostas de múltiplas escolhas.

 Após o levantamento de dados, os mesmos serão analisados e interpretados com tratamento estatístico, consistindo na tabulação das respostas, no qual se determinará a frequência e suas respectivas porcentagens, através de recursos computacionais. Os resultados serão apresentados em forma de tabelas e gráficos. Com as conclusões obtidas será elaborado um artigo científico que compõe a pesquisa realizada.

 Como o pretejo será iniciado em Maio e finalizado em dezembro, somando um total de 8 meses, há tempo suficiente para a sua conclusão, já que classifiquei cada tópico do processo em meses diferentes, levando em consideração o seu gral de importância: Levantamento bibliográfico: maio,junho e julho ; Elaboração do questionário: julho e agosto; Aplicação do questionário: setembro, outubro e novembro; e por último e não menos importante a Análise e coleta de dados: dezembro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário