quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma análise sobre a Credibilidade


Em uma de nossas aula de MPC, estudamos alguns textos que são presentes do nosso dia-a-dia, verificando os diferentes tipos de comunicação e a credibilidade dos mesmos.

Um dos textos considerados mais confiáveis é o texto científico, já que este é baseado em análises de projeto para a sua conclusão, porém, para ser de total confiabilidade é necessário observar o autor em questão, as referências e as normas utilizadas pelo mesmo, a análise coerência x coesão,a impessoalidade,e etc.

Os textos oficiais são usados geralmente para informar algo, como são bem diretos e impessoais, apresentando uma linguagem mais formal, e levando em consideração também o remetente, podem ser caracterizados confiáveis. 

Os blogs, mesmo sendo pessoais e reflexivos, também podem ser confiáveis quando: há publicação de conteúdos verídicos e regulares, tem participação de outros blogs, facilita a comunicação com leitores, são honestos e transparentes. Levando em consideração também a influência e o respeito que o autor do blog tem com outros blogs, o que conta muito na análise da confiabilidade deste meio.

Os sites de pesquisa são um dos meios que devemos nos preocupar muito antes de utiliza-los,  já que muitos destes não são de confiança. Como foi tratado em sala de aula, o wikipédia ,por exemplo, é atualizado por qualquer pessoa, podendo ter informações falsas que acabam por nos prejudicar, por isso, é de fundamental importância analisar o site, o autor da pesquisa e a referências utilizadas pelo mesmo.


"Não adianta nada escrever um texto claro, se o leitor não acreditar no conteúdo. A credibilidade de um texto tem relação direta com a credibilidade do autor e depende do meio de comunicação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário